Prato Quente com a poetisa Bel Neto

Temos como convidada uma poeta com longos anos de estrada e já com titulo internacional, mbora conhecer 1 pouco +

Edy Pacas: Quem é Bel Neto?
Bel Neto: É uma jovem poetisa angolana, que começou a escrever aos 12 anos fruto da personalidade introvertida. E até hoje leva adiante a paixão que desenvolveu pela escrita e declamação de poesias.

E.P: Quantos anos ja de estrada?
B.N: Escrevo há 21 anos

E.P: Qual foi o melhor e o pior momento desta longa carreira?
B.N: Melhor momento foi a 3° classificação num concurso internacional de poesia, onde fui representante de Angola em 2017. Denominado FLUP( Festa literária das periferias) Brasil Rio de Janeiro.

Pior momento foi quando em palco declamava um texto que escrevi para a minha finada mãe e emocionada comecei a chorar. Não consegui acabar a declamação e me ausentei do palco.

E.P: Qual é o estado de saúde da Poesia em Angola?
B.N: A Poesia em Angola está a caminhar devagar mas é visível que tem dado passos firmes, apesar de ter muito que se fazer pela literatura angolana, nos ultimos anos muitos jovens têm mostrado alguma qualidade nas obras que apresentam, apesar disso, é sempre fundamental bebermos da experiência dos nossos kotas e tirar deles algum aprendizado. Sou de opinião que ainda tem se verificado algumas lacunas ainda assim estamos bem.

E.P: Qual é o balanço q fazes de 2019?
B.N: Bem o ano 2019 foi positivo. Neste ano foi criado o grupo Forno Feminino , de 9 poetizas em que faço parte, e o objectivo do mesmo é difundir a poesia angolana através da declamação, levando temas que abordam problemáticas socio-culturais e que de alguma forma chegam ao público alvo

E.P: No teu ver achas q a poesia ja tem o seu espaço e o seu público ja satisfaz?
B.N: O feedback é positivo.

E.P: Quem é pra si a fonte de inspiração a nível nacional?
B.N: A nivel nacional eu admiro Uanhenga xitu e comecei a ler tardiamente Agostinho Neto por influência de um Professor.

E.P: Aonde se pode ter acesso aos teus poemas???
B.N: Os meus poemas podem ser adquiridos a partir do Youtube onde possuo videos de declamação. Quanto aos escritos tenho uma página no facebook denominada " Eu leio Bel Neto" em que os mesmos podem ser lidos.

E.P: Que Bel Neto teremos em 2020?
B.N: Em 2020 pretendo lançar o meu livro que há muito se espera, pois, os meus fãs solicitam um livro meu, e anteriormente não foi possivel dar este passo devido a falta de patrocínios e /ou apoios. Tenho trabalhado desde Dezembro para que eu possa te-lo já este ano. Tenho em agenda projectos com as crianças, no intuito de resgatar os valores há muito perdidos e no sentido de transmitir às crianças a essência do que a idade delas precisa absorver, falo de poemas infantis, musicas infantis e outras actividades artisticas. Preocupo-me com a ideia de saber que os nossos pequenos confundem o estilo Kuduro com musica infantil, sendo que nem todos os conteudos devem ser adquiridos por elas.

Comentários

Mensagens populares